Resenhas

Se Houver Amanhã de Sidney Sheldon

Se você nunca leu nenhum livro do Sidney Sheldon não sabe o que é ficar sem palavras, e nem ficar surpreendida. Toda vez que leio um livro desse homem fico de queixo caído. Quase todas as estórias se passam em torno de mulheres e tem muito suspense. É uma coisa de outro mundo. Quem leu sabe do que eu falo.

20140626-144646-53206238.jpg

Se Houver Amanhã conta a trajetória de Tracy Whitney. Uma bancária de Nova York muito bem sucedida, com um grande futuro na sua área e um casamento próximo com um noivo aparentemente perfeito. Tudo estava perfeito na vida dela até que ela recebe uma ligação que da a triste notícia do suicídio de sua mãe. Tracy larga sua vida na cidade grande e parte para Nova Orleans triste e disposta a descobrir qual motivo teria levado sua mãe a se suicidar. A desculpa que ela encontra são as dívidas. Dívidas que consumiu toda a empresa que seu pai criou e se dedicou por anos. Tracy acaba descobrindo que sua mãe foi vítima de um golpe já popular em outros lugares e resolve fazer justiça com as próprias mãos, está decidida que a coisa certa a fazer é ir atrás do cara que fez isso e o fazer devolver tudo que tirou da sua família, mesmo sabendo que não poderá trazer sua mãe de volta.

Em uma decisão impensada, Tracy que só queria tirar satisfações e pedir o que lhe era direito acaba presa por tentativa de assassinato de um homem baleado. Esse homem que roubou a sua mãe faz parte de uma espécie de seita que só lida com dinheiro sujo.  Tracy quando atirou naquele homem não imaginou a tamanha influência que seu dinheiro tinha sobre policiais, juízes e advogados. Por isso ela é condenada sem direito nenhum, todos foram comprados e manipulados para que ela fosse parar na cadeia por vários anos.

É na cadeia que ela percebe que está sozinha. Seu noivo não hesitou nem por um segundo em virar as costar para ela, ela não tem mais ninguém. Magoada e sozinha ela não tem outra opção a não ser se conformar com a condenação injusta que acaba a levando para um presídio feminino. Acredito que essa é uma das partes mais impactantes e impressionantes desse livro. O autor não poupa palavras, nem da trégua ao descrever o quanto a personagem sofreu na prisão, um mundo totalmente diferente do que ela conhecia, mas que teve que se sujeitar para sobreviver. É angustiante, mas ao mesmo tempo impressionante e já consegue fazer qualquer um derramar algumas lágrimas.

O livro se divide em três partes que são basicamente o período antes dela ir parar na cadeia, quando ela foi para cadeia e a terceira parte é o grande ápice do livro.

Na terceira parte Tracy já é uma mulher totalmente diferente. Não é nada ingênua e está decidida a fazer as pessoas que a colocaram na cadeia pagarem por isso e ela consegue, e como consegue. A partir dai você vê um lado totalmente diferente da personagem, um lado que te faz esquecer toda a dó que sentiu na primeira parte do livro, porque aquela Tracy não existe mais.

Após sair da prisão ela até tenta conseguir um emprego, mas é bem difícil já que é uma ex-presidiária. Então acaba recebendo uma proposta que reluta em aceitar, mas no final acaba se rendendo. Ela se torna ladra profissional, mas não qualquer ladra. É a ladra. Posso colocar mil palavras pra descrever esse livro e não vai ser suficiente. Essa personagem é tão rica, especial. Tão sofrida, mas ao mesmo tempo não permite que você sinta dó simplesmente porque ela não sente dó de si mesma, nem fica se lamentando, pelo contrário reconstrói a sua vida do nada.

O romance nesse livro é só um pedacinho tão pequeno do todo, mas esse pedacinho também é muito rico e tão cativante que não tenho palavras. Só lendo pra entender o porquê desse livro estar no topo da minha lista e só lendo pra entender o quanto o Sidney Sheldon arrasou neste livro. É o tipo de livro que você fica com medo de escrever sobre ele porque não sabe se vai conseguir colocar tudo o que sentiu quando o leu. Dou umas quinhentas estrelas no mínimo.

Um beijo da Camille

 

Anúncios

2 comentários em “Se Houver Amanhã de Sidney Sheldon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s