Resenhas

Azul da Cor do Mar de Marina Carvalho

Não sou de comprar livros aleatoriamente. Sempre pesquiso umas cinco vezes e leio milhões de resenhas antes de ter a certeza que vou adiciona-lo a minha lista de “comprar e ler”. Mas todo costume tem sua exceção, na Bienal (SP – 2014) parei no estande da Novo Conceito e vi a capa de “Azul da Cor do Mar”, parei na hora e li a resenha.  Na hora me apaixonei, mas me lembrei da minha regra de pesquisa. Deixei o livro e fui procurar um que já estava na minha lista. Mas depois de cinco minutos minha mente voltou para aquela sinopse e para aquele livro. E não deu outra. Arrisquei e comprei. Ainda bem, porque foi a melhor leitura inesperada que tive.

Rafaela Vilas Boas é uma menina que quando criança sempre passa as férias na casa da avó que fica no litoral. Em uma dessas férias ela começa a observar um menino que tem uma mochila listrada e olhos azuis, os dois trocaram olhares e mesmo depois de crescida Rafaela não esquece os olhos daquele menino. Ela seguiu com sua vida, mas a presença daquele menino estava bem presente em sua vida através de sua memória e das inúmeras cartas que ela escrevia para ele, mesmo sabendo que nunca chegaria às mãos do menino.

Adulta, Rafaela faz faculdade de Jornalismo e acabou de alcançar a meta de sua vida: entrou para a Folha de Minas. Tornou-se estagiaria do melhor jornal de Minas Gerais. Tudo estava a mil maravilhas, todos haviam gostado de seu currículo e de suas matérias, mas tudo que é bom dura pouco. Descobriu que ficaria grudada ao melhor jornalista investigativo que o jornal tinha a fim de adquirir experiência e contribuir com o próprio trabalho do tal jornalista. O grande empecilho foi quando Rafaela conheceu turrão e carrasco Bernardo, seu parceiro e chefe. Ele é um poço de grosseria e não faz nada para facilitar a vida de Rafaela.

No meio das patadas, provocações e humilhações de Bernardo para com Rafaela, muita coisa vai acontecer. Ela se envolve em um monte de roubada, vai parar no hospital muitas vezes devido sua extrema falta de coordenação motora e aprende a rebolar para salvar seu emprego. Não preciso dizer que vai rolar um romance ai né? (Ou será que dei spoiler?).

10668760_725353847501757_1936515255_n

Amei essa capa fofa do livro e amei sua diagramação. A cada capítulo há uma definição de algo sobre jornalismo. A narração sobre o funcionamento e a rotina de um jornal me fez sentir dentro de um editorial de verdade. Foi tudo bem trabalhado e bem detalhado. Nada foi deixado em aberto ou me deixou com dúvidas.

Me apaixonei pelas atrapalhadas de Rafaela. Li o livro em menos de 48 horas de tanto que gostei! E o mais legal deste livro é que é nacional. Cinco estrelas foi pouco para Marina Carvalho! Ela me conquistou tanto que até já comprei outro livro escrito por ela, o “Simplesmente Ana”. Com toda certeza vou amar!

Um beijo da Anne.

*Para ouvir: She Will Be Loved – Marroon 5

Um comentário em “Azul da Cor do Mar de Marina Carvalho

Deixe um comentário

