Resenhas

Amy & Matthew de Cammie McGovern

Quando vi a capa de Amy & Matthew pela primeira vez nem dei muita atenção. Pensei na hora que era uma continuação, ou algo do mesmo tipo de Eleanor & Park. Logo pensei que era mais uma modinha! Depois de um mês do lançamento, o Youtube estava repleto de resenhas de Amy & Matthew e por curiosidade fui ver. Vi uma, duas, depois fui ver resenhas escritas e depois já estava vendo o preço do livro no submarino. Me apaixonei.

11650912_858267630877044_6407275_n

O protagonista é o Matthew. Ele esta no ensino médio e tem TOC. Matthew tenta esconder e disfarçar as várias vezes que vai ao banheiro lavar a mão e todos seus outros hábitos compulsivos, mas todos na escola percebem que há algo de errado. Então, Matthew não é nem o menino popular, mas nem o excluído. Ele é na dele. Na verdade ele por si só não tenta fazer novos amigos por medo de contrair uma doença ou algo do tipo. Sua doença esta sempre barrando sua rotina.

Matthew sempre estudou com Amy. Ele sempre a observou de longe, mas nunca tiveram um contato. Não só ele a observava, mas sim a escola inteira. Amy nasceu com paralisia cerebral, por isso ela anda com um andador, fala através de um computador e sempre esta acompanhada por cuidadores. Tudo isso fez Amy ser a diferente na escola. As pessoas já estavam acostumadas a ver Amy, só que ninguém tentou ser seu amigo(a). Eles a ignoravam e fingiam que ela era uma aluna como as outras.

Na verdade Amy era praticamente uma aluna perfeita. Sua mãe sempre fez de tudo para que Amy fosse inteligente e ultrapassasse as barreiras impostas pela medicina. A duas únicas coisas que Amy não consegue é fazer amigos e ser independente, ela sempre precisa de alguém que a leve no banheiro, que carregue suas coisas e a ajuda fazer refeições. No último ano, ela percebe que ela precisa ser mais sociável já que pretender ir para Universidade. Amy propõe a mãe que contrate alunos para tomar conta dela, assim ela poderá socializar com pessoas de sua idade.

E é assim que Amy e Matthew se aproximam. Matthew é um dos cuidadores de Amy. No começo ele não entendia o porquê de estar ali ajudando Amy a comer ou segurando suas coisas, mas depois ele vê o quanto Amy é fantástica.

A relação dos dois é uma relação mútua de ajuda. Matthew ajuda Amy nas suas incapacidades físicas e Amy o ajuda nas incapacidades psicológicas. E Amy percebe que sua função é bem mais difícil. Ela esta empenhada em ajudar Matthew com seu TOC.

Simplesmente me apaixonei por Amy & Matthew. Adorei as duas doenças tratadas, adorei a amizade dos protagonistas, o cenário em si e os personagens secundários. Me emocionei todas as vezes que a autora retratou as angústias e os medos da mãe de Amy. Ela sempre acreditou no avanço de sua filha, mas sempre temeu os diagnósticos médicos. Ao longo do livro, ela comete erros normais que toda mãe super protetora comete, mas fiquei radiante ao ver que foi graças a ela que Amy conseguiu ser quem é.

No final do livro há uma reviravolta que ou o leitor odeia ou o leitor ama. Eu particularmente amei. Não gostei nem um pouco das atitudes da Amy diante desse “fato”, mas quem se sobressaiu foi o Matthew. Foi nítido seu amadurecimento e sua força de vontade para se curar de seu transtorno.

Para mim, esse livro é do Matthew! Vale a pena ler para ver ele sendo carinhoso com Amy, ver ele lutando contra seus costumes compulsivos, ele pedindo desculpas e ficando ao lado de Amy em todos os momentos. Lindo demais!

cats

Um beijo da Anne.

Obs: O livro é narrado em terceira pessoa. Geralmente cada capítulo a autora foca em um dos protagonistas.

“Não vamos esperar eternamente que nossas vidas comecem. Vamos fazê-la começar. Vamos ser destemidos para variar e dizer: nós podemos fazer isso. ” Amy & Matthew

Anúncios

3 comentários em “Amy & Matthew de Cammie McGovern

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s