Resenhas

Por Lugares Incríveis de Jennifer Niven

Depois de tantos elogios e boas críticas resolvi ler Por Lugares Incríveis. Fiquei um pouco apreensiva porque não gosto muito de Young Adults. Não gostei de A Culpa é das Estrelas e Quem é você Alasca? Então fico receosa ao ler livros que todos gostaram porque tem grandes chances de euzinha não gostar. Quando fui ler Por Lugares Incríveis pela primeira vez, larguei o livro na página 37. Acho que não era o momento certo pra ler e naquele instante já estava cheia de preconceitos sobre o livro. Mas ainda bem que não desisti e resolvi reiniciar a leitura porque esse livro é só amorzinho.

11791598_871813032855837_304341428_n

O livro se inicia quando dois jovens se encontram no parapeito do telhado da escola. Os dois estavam pensando em acabar com a própria vida naquela hora. Talvez não iam se suicidar naquele instante, mas ali eles estavam refletindo sobre não ter mais razões para viver.

Um dos jovens é o Finch. Ele é o esquisito da escola, todos o ignoram e tiram sarro dele. Finch tem problemas com depressão e sua família é um tanto dispersa em relação a ele. Ele vive em seu mundinho e têm pensamentos suicidas a todo instante. Naquele momento que esta encostado no parapeito do telhado da escola, ele vê Violet. Ela é uma das meninas mais lindas e populares do colégio, Finch não entende o porquê de ela estar ali e ajuda Violet a sair daquela situação.

Violet foi a menina mais linda e popular do colégio sim, mas agora ela se sente totalmente deslocada. Ela sobreviveu a um acidente de carro onde estava junto com a sua irmã mais velha. Sua irmã morreu e ela sobrevive. Violet se sente culpada e perdida. Quando sobe no telhado do colégio, Violet não estava em um momento de lucidez e quando volta em si fica desesperada. Finch ajuda a menina e ao longo do livro da motivos para ela voltar a viver.

Os dois se aproximam através de um trabalho de geografia, onde duplas tem que procurar lugares legais pelo estado onde moram. Ninguém esta muito animado para esse trabalho, mas Finch, quando escolhe Violet como dupla, já tem seus lugares incríveis em mente para levar Violet.

No início, ela fica com vergonha por estar perto de Finch, mas aos poucos percebe que o único “normal” é ele. Violet entra no mundo de Finch e se apaixona. Ela se torna a única pessoa que se importa com ele, sente sua falta e o procura. O romance e a amizade dos dois é muito fofo gente! E mais que isso, é inspirador.

E o que torna esse livro mais precioso é que ele é muito bem escrito. As referências das andanças que Finch e Violet são precisas e todos as informações que a autora apresenta sobre o suicídio, ou outras doenças apresentadas do livro, são muito bem colocadas. Tudo isso aumenta a veracidade por trás de um simples romance.

Por Lugares Incríveis me fez repensar sobre inseguranças e medos que temos durante a vida. Me fez pensar sobre a vida em si, sobre o ato de viver. E deixo os meus sinceros parabéns a Jennifer Niven pelo livro, pela lição de vida e um obrigada por ter me dado o Finch e a Violet.

Um beijo da Anne.

cats

 

“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.” Por Lugares Incríveis

“Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lao da pessoa certa.” Por Lugares Incríveis

Anúncios

4 comentários em “Por Lugares Incríveis de Jennifer Niven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s