Resenhas

Joias de Danielle Steel

Quer chorar um pouco? Gosta de livros que se passam na época da Segunda Guerra Mundial? Gosta de dramas familiares? Se sim, Joias é o seu livro! E com certeza ele foi e é o meu! A cada livro que leio da Danielle Steel penso que vou me cansar um dia, mas parece que isso nunca acontece. Já li mais de vinte livros da autora e a cada um ela se renova com personagens fortes e enredos chorosos.

Desta vez, Joias é um livro de memórias. A protagonista é a Sarah. Aos 75 anos ela já viveu muito mais do que qualquer pessoa imagina. Seus filhos resolvem fazer uma reunião em seu aniversário e a partir dai ela começa refletir sobre sua trajetória de vida.

IMG_3795

Sarah veio de uma família de classe média. Quando ela completa dezenove anos se casa com um homem que ela julgava amar. Era um conhecido da família e para ela pareceu certo. Mas se tornou os piores anos de sua vida. O marido que antes ela adorava, agora a maltratava e vivia embriagado. Seus pais interviram e Sarah acabou se divorciando. Estamos em uma época onde mulheres divorciadas são excomungadas da sociedade, por isso Sarah relutou ao divórcio porque sabia que a reputação dos pais seria arruinada, mas eles não pensavam a mesma coisa. Preferiram ficar sem reputação do que ter uma filha infeliz.

Ao passar dos anos Sarah se torna uma mulher reclusa. Ela se isola do mundo com o pensamento de que uma divorciada não tem mais nada para fazer em sua vida. Mais uma vez seus pais entram em cena e arrastam Sarah para um cruzeiro e lá ela encontra o grande amor de sua vida.

William é um nobre inglês, herdeiro do trono e solteiro convicto que se encanta por Sarah. Os dois se apaixonam e logo aparecem os empecilhos. Sarah é uma mulher divorciada e para se casar com ela William terá que abrir mão do trono. Claro que eles se casam e ai começa a parte mais legal do livro! Eles passam a lua de mel na França e em um dos passeios, descobrem um castelo em ruinas. Sarah se apaixona pelo castelo e no fim, William compra o castelo para ela como presente de casamento!

O livro se passa basicamente nesse castelo. Durante a Segunda Guerra, quando os alemães tomam a França, o castelo de William e Sarah é feito de hospital para soldados alemães. É maravilhoso ver a ficção se misturando com a realidade.  Danielle Steel descreve a Guerra com precisão desde o menor antecedente até a maior consequência.

Após a Guerra, a França está praticamente falida. O povo está passado necessidade e a empregada de Sarah tem uma ideia. Tem uma conhecida dela que quer vender suas joias para conseguir dinheiro e ficou sabendo que Sarah e William tinham condições de comprar. A empregada sugere que Sarah compre as joias para ajudar à amiga. E assim começa a grande sacada do livro. William começa a comprar “joias da guerra” para ajudar a população. Muitas mulheres ganharam joias de alemães e agora querem vende-las. Eles comprar com o intuito de ajudar, mas o negócio se torna algo muito maior.

Sarah e William constroem uma família e um império juntos. Filhos, guerra, mortes, intrigas e amor são características cruciais dessa família. Depois de narrar à vida dos pais, Danielle narra a vida dos filhos e assim é perceptível a criação e o crescimento de uma verdadeira família.

E não posso deixar de ressaltar que Danielle é a mestre do tempo! Fico impressionada em como ela realiza as passagens de tempo. O livro narra mais de seis décadas e em nenhum momento me entediei ou quis abandona-lo. Não conheci nenhum autor que conseguisse fazer isso com tanta perfeição.

Muita gente não gosta, mas quem quiser arriscar nos livros da Danielle, Joias é uma opção perfeita.

Um beijo da Anne.

cats

Anúncios

2 comentários em “Joias de Danielle Steel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s