Resenhas

Infinito + Um de Amy Harmon

Eu não acredito em amor à primeira vista, mas eu sei o que é amor à primeira página. Não só a primeira página, mas amor à capa, amor ao nome, amor à sinopse, amor do início até o final. Esse amor eu experimentei em Infinito + Um. Vai um daqueles livros que vou indicar a todos, que vou ler várias vezes e vou ficar imaginando o futuro dos personagens. Simplesmente perfeito.

IMG_4231

Nossa mocinha é Bonnie Rae Shelby, estrela da música country. Ela veio de uma infância humilde e desde pequena sustentou sua família através de sua voz. Sua avó foi ambiciosa e levou Bonnie para um concurso (tipo The Voice), ela ganhou e ali começou seu estrelato. Apesar de todo o dinheiro e fama, Bonnie está simplesmente perdida. Devido a vários problemas familiares, ela se sente sozinha e está apenas existindo, não vivendo.

No início de nossa estória Bonnie quer morrer. Literalmente. Quando ela está prestes a cumprir seu objetivo, nosso mocinho aparece. Finn Clyde é simplesmente um nada. Teve uma adolescência ferrada e agora está tentando reconstruir sua vida. Parece que tudo o que tinha que dar errado aconteceu na vida de Finn. Agora ele só está dançando conforme a música. Não tem grandes expectativas, só vive um dia de cada vez.

Em uma madrugada fria os dois se encontram e a partir dai tudo muda. Os dois simplesmente apostam um no outro e decidem ver o que vai dar. Claro que esse é um enredo totalmente clichê e previsível. Mas existem detalhes que deixaram o livro diferente, nada comparado com os New Adults que já li.

“- Somos Bonnie e Clyde! Procurados e indesejados. Enjaulados e encurralados. Estamos perdidos e estamos sozinhos. Somos uma grande piada. Somos um tiro no escuro. Somos duas pessoas que não têm outro lugar, ninguém mais, e, ainda assim, de repente isso parece suficiente para mim! Sinto muito se não é suficiente para você.”

Finn ama matemática. Tudo o que ele pensa está relacionado à matemática. A autora fez maravilhas com essa pequena característica. O modo que ela inseriu a matemática no livro foi simplesmente perfeito. As definições, comparações, explicações e exemplos enriqueceu o romance bobinho e, para mim¸ se tornou um romance inteligente.

”  – Quanto é infinito mais um? (…) Não é infinito. Não é nem dois. É um, Bonnie Rae. Você não me disse? Você e eu? Somos duas metades de um todo. Nós somos um.

Outro detalhe: já ouviram falar de Bonnie e Clyde? Um casal que na década de 30 ficou famoso no interior dos Estados Unidos pela sua história de amor e roubos. Os dois eram amantes e parceiros no crime. Eles morreram juntos em uma emboscada e viraram uma lenda. Amy Harmon foi uma gênia. Infinito + Um foi uma releitura desse amor perigoso e proibido. Ela explorou não somente os nomes dos personagens, mas a história em si.

Gente, e as músicas? Bonnie é uma cantora, então é claro que esse livro ia ter muita música. Foram letras maravilhosas que mereciam virar músicas de verdade. E não posso me esquecer de comentar e elogiar a escrita da autora. É simples e densa, triste e feliz, tudo ao mesmo tempo. Amy explorou o ponto de vista dos dois protagonistas, mas o diferencial é que a narração da Bonnie é em primeira pessoa e a do Clyde é em terceira pessoa. No primeiro momento eu achei meio confuso e desnecessário, mas no final fez toda a diferença.

Tem muita coisa que eu gostaria de compartilhar com vocês sobre este livro. Mas não vou estragar né? O bom de ler um livro são as surpresas, então vou deixar vocês se apaixonarem por si só.

Infinito + Um é um romance cheio de música, história, números, aventura, luto e recomeços. Só dando uma chance e lendo para entender o quanto esse livro é perfeito!

“Talvez eu pare de procurar o real, agora que encontrei o infinito”

“EU ACREDITO EM bonnie e clyde” ❤

Um beijo da Anne.

cats

 

Anúncios

2 comentários em “Infinito + Um de Amy Harmon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s