Resenhas

After de Anna Todd

Minha história com livros começou aos meus onze anos. Agora aos meus dezenove reconheço que nesses anos adquiri alguns preconceitos literários. Tem alguns livros que só de ver a capa não quero ler, mesmo sem ter lido a sinopse. Tem outros que as pessoas falam tão bem que não quero ler com medo de ler, não gostar e ser a diferentona. E tem aqueles livros que todo mundo fala mal e eu nem me arrisco a ler, não porque eu não me identifiquei, mas porque falaram que era ruim.

Desde quando lançou After meu pensamento sempre foi repulsa. Primeiro por ter sido uma fanfic do One Direction. Segundo por ter menininhas de doze anos amando o livro e pessoas mais velhas odiando. Acho que não queria me igualar as de doze então preferi nem arriscar. E não fiquei meio assim por causa do enredo clichê, mas sim por causa da escrita. Já vi muita gente dizendo que Anna Todd escreve de um modo muito sem graça. Então fui na onda das pessoas que falaram mal e peguei antipatia com quem falava bem.

Pois bem. Esse ano está sendo o ano da recessão. Com a faculdade, e por eu não trabalhar, não tenho dinheiro nem pra ir à esquina comprar um geladinho. Então reduzi minhas comprar de livros e automaticamente reduzi minhas leituras (estou culpando a falta do dinheiro, mas há também o problema do sono). Então em julho, fiquei de férias da faculdade e queria ler algo. Mas não tinha nenhum livro novo. Fui olhar meu Kindle e achei After. Tinha comprado o livro em uma promoção da Amazon no ano passado, tentei ler, mas meu preconceito literário com o livro falou mais alto. Não passei da pagina 20.

after_1429465016411263sk1429465016bEm um dia de férias estava totalmente entediada e queria ler alguma coisa. O único livro que tinha era After. Então eu olhei pro meu Kindle e foi como se Anna Todd falasse para mim: Me da uma chance de te fazer feliz! HAHA Foi quase isso meus queridos! Então lá fui eu.

Conclusão: li After de um dia pro outro.

A protagonista é a Tessa. Ela sempre foi àquela menina quietinha, obedece à mãe em tudo e tem toda sua vida planejada. O livro começa quando Tessa vai para faculdade. Ela vai ficar longe da mãe controladora e do namorado de infância, mas não tem nenhuma pretensão de mudar seu estilo de vida.

No primeiro dia de faculdade ela conhece sua companheira de quarto. Uma garota que adora festas e é totalmente o oposto dela. Através dessa garota ela conhece o nosso mocinho. Hardin é um bad boy mal humorado que tem fama de pegador. E logo de cara ele começa a implicar com Tessa e seu jeito mais recatado.

O enredo é basicamente esse. Os dois são opostos, mas começam se envolver e a partir dai são lagrimas e beijos. Digo isso porque quem leu sabe que o relacionamento dos dois é totalmente bipolar. Um dia estão se declarando, no outro estão brigando. É uma brincadeira de gato e rato.

Como comecei reler After com outros olhos e com a mente aberta, dessa vez consegui entender Hardin e Tessa. Acho que ainda não entendi por completo, mas estou começando! Hardin teve um monte de problema na adolescência e hoje é um cara inseguro, mas que tenta passar a pose de autossuficiente. Ele não sabe demonstrar o amor que ele sente pela Tessa de uma maneira saudável. Possessivo demais, explosivo demais, sedutor demais e controlador demais. Tudo com Hardin é em excesso.

Já Tessa é dependente. Ela sempre obedeceu sua mãe e seu namorado, então parece que ela precisa de alguém dizendo o que ela deve fazer ou não. Tessa aprende a depender de Hardin de uma maneira tóxica. Ao mesmo tempo que ela precisa dele pra tudo, quando ele está participando de suas escolhas Hardin sempre consegue estragar tudo.

É um efeito cascata que permanece no loop. Ele diz que gosta dela. Ela acredita. Eles passam um dia se amando. Hardin faz uma besteira. Às vezes Tessa faz besteira também. Quem faz a besteira corre atrás do outro porque não consegue viver sem esse outro. E o ciclo recomeça.

Falando sobre a escrita da Anna Todd. Eu não sei dizer se ela escreve bem ou mal, mas sei dizer que talvez ela vai te deixar viciada na estória, mesmo você sabendo que tudo isso é um absurdo e irreal. Parece que quanto mais você lê, mais você quer continuar lendo. É uma coisa muito estranha!

Se o livro é bom? Depende do que você chama de bom. Ele não vai te acrescentar nada. A não ser como certos tipos de relacionamentos só faz mal aos envolvidos, mas eles não percebem porque estão afirmando que se amam e não conseguem viver sem o outro. Mas no caso de After, não é só a Tessa e o Hardin que afirmam que precisam um do outro. Anna Todd me fez uma lavagem cerebral e no final do livro me peguei convencida que eles precisam mesmo um do outro pra viver. Isso não faz o mínimo de sentido não é mesmo?

Isso ai. After não faz sentido pra mim. Nem um pouco. Mas posso te dizer uma coisa: eu me diverti muito lendo esse livro. Quase chorei. Ri. Torci pelos personagens. Xinguei os personagens. Entrei no livro com tudo. E foi isso que eu amei em Anna Todd. Tiro o chapéu pra ela! Não sei se isso aconteceu com outras pessoas que leram o livro, mas Anna conseguiu desconstruir meu preconceito literário. Ela conseguiu me fazer feliz lendo um livro que eu tinha a certeza que eu nunca gostaria. Pra mim essa foi a melhor sensação de 2016.

After é um livro especial pra mim. Não por causa do enredo. Não por causa da Tessa ou do Hardin, mas sim por causa da Anna Todd. Parabéns Anna! Você fez uma leitora feliz!

Um beijo da Anne.

cats

Hardin me faz rir e chorar, gritar e surtar, mas acima de tudo faz com que eu me sinta viva.

Sinto como se ele fosse fogo e eu gelo. Somos completamente diferentes, mas ardemos da mesma forma.

Um comentário em “After de Anna Todd

Deixe um comentário

