Resenhas

Juntando os Pedaços de Jennifer Niven

Jennifer Niven me conquistou em Por Lugares Incríveis. Na verdade ela me arrancou algumas lágrimas. Era uma premissa meio pesada que se tornou algo leve e divertido. No fim, foi uma lição literária para a vida. Ela entrou para aquela lista de autores que eu preciso comprar qualquer lançamento. Quando comprei Juntando os Pedaços, nem li a sinopse e já estava com altíssimas expectativas. Preciso dizer que todas elas foram atendidas.

image1

O protagonista é o Jack. Ele tem uma doença que o impede de reconhecer os rostos das pessoas, chamada prosopagnosia. Ele vê somente olhos, narizes, bocas… Mas em sua mente, ele não consegue identificar o nome dessas pessoas. Ninguém sabe da sua doença. Ele foi crescendo e foi percebendo que algo havia de errado com ele. No começo da adolescência começou a pesquisar e descobriu que tinha prosopagnosia.

Jack é o do tipo popular na escola. Ele tem uma reputação a zelar. Por isso ele aprende identificar características nas pessoas que poderiam ajuda-lo a reconhecer e saber o nome delas. Cortes de cabelo, cachecol, óculos… São sinais para Jack. No círculo de amizades dele, todos são iguais. Até chegar uma menina na escola de se destaca na multidão por sua peculiaridade.

Libby está voltando para escola depois de anos. Ela passou metade da sua adolescência em um spa com o objetivo de emagrecer. Tudo o que ela quer é viver a experiência do ensino médio em paz. Porém, ninguém se esqueceu de um acidente que envolveu Libby e a apelidou de “a menina mais gorda dos Estados Unidos” (ou algo do tipo). Mesmo emagrecendo muito, alguns quilos restaram e juntando a seu passado, Libby vai passar por uns bons bocados no colégio.

Jack e Libby se conheceram durante uma brincadeira. Os amigos de Jack inventaram uma brincadeira que obviamente iria constranger Libby. Jack tentou sair dessa, mas sua popularidade falou mais alto. A conclusão é que os dois acabaram na diretoria. Como castigo, tiveram que entrar num grupo de apoio, onde alunos se reúnem para falar de seus problemas sob a supervisão de um professor.

Entre circunstâncias e acontecimentos, os dois vão se conhecendo. Libby logo começa a confiar em Jack e se apaixona por ele. Jack se abre e conta para Libby sobre seu problema, sendo que ela foi a primeira pessoa a saber sobre o assunto. Então os dois vão criando laços. Jack tem que ponderar o que é importante na sua vida, pois Libby se tornou essencial em sua vida e ele ainda quer manter seus amigos e sua popularidade.

Juntando os Pedaços trata de assuntos sérios com cenas reais e personagens humanos. Ás vezes demorei a virar as páginas, pois não queria ver Libby sofrer. Jennifer soube também construiu o amadurecimento dos personagens. Libby com sua autoconfiança e Jack com a verdade sobre seu problema e seus sentimentos. Obrigada Jennifer por mais uma lição para a vida!

Um beijo da Anne!

cats

Quanto aos outros, lembre-se: alguém gosta de você. Grade, pequeno, alto, baixo, bonito, comum, simpático, tímido. Não deixe ninguém dizer o contrario. Nem você mesmo.

Principalmente você mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s